1. Terapia da Fala na criança
A Terapia da Fala atua no diagnóstico, avaliação e intervenção das alterações relacionadas com a Comunicação, Linguagem (oral e escrita), Fala, Motricidade Orofacial, Voz, Deglutição e Fluência.
Engloba todas as funções relacionadas com a compreensão e a expressão da linguagem oral e escrita, assim como outras formas de comunicação não-verbal.
A Terapia da Fala tem como áreas de intervenção a comunicação, a linguagem, a articulação verbal, a fluência, a deglutição/mastigação, a voz e a leitura e escrita.
O trabalho do terapeuta da fala tem por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição melhorando, dessa forma, a qualidade de vida da pessoa.
Algumas situações como Disfunções Temperomandibulares (DTM), disfonia/afonia (por paralisia das pregas vocais), paralisia facial, disartria e respiradores orais podem beneficiar da técnica da eletroestimulação.
Esta é uma técnica não invasiva através da aplicação de elétrodos transcutâneos. Há a aplicação de estímulos elétricos, gerados por um aparelho elétrico e através da pele, a um músculo ou nervo. Propicia ações terapêuticas nos tecidos ou possibilita a manutenção das suas funções.
Existem algumas contraindicações, como são exemplo: grávidas no 1º semestre, pessoas com pacemaker, pessoas com epilepsia sem acompanhamento médico, pessoas com tumores ativos, entre outras.