1.Psicologia
São diversas as áreas do desenvolvimento humano em que a Psicologia pode ter um papel importante e decisivo, quer como facilitador de novas aquisições, quer como capaz de minimizar dificuldades, quer ainda como meio de rentabilizar capacidades e habilidades.
Ao longo do percurso desenvolvimental, o ser humano confronta-se com diversos desafios, alguns dos quais, por um ou outro motivo, não se sente capaz de resolver sozinho, necessitando de uma ajuda externa. É nesse momento que procurar um profissional especializado pode fazer a diferença.
A estabilidade emocional é um dos pilares básicos do bem-estar humano. Quer por questões biológicas (ex. predisposições genéticas, síndromes, entre outras), quer pela exposição a determinadas situações de vida e a outros fatores ambientais e contextuais, nem sempre é fácil conseguir a dita estabilidade e viver de forma tranquila e com a felicidade a que se aspira. Na verdade, para que tal possa acontecer, é essencial possuir um vasto leque de competências emocionais, onde se inclui a capacidade de identificar as diferentes emoções, de as diferenciar, de as expressar adequadamente, de as reconhecer em si e no outro e de encontrar comportamentos ajustados às mesmas. Só assim é possível conseguirmos lidar cada vez mais adaptativamente com as várias emoções que vamos experienciando.
Todo o percurso de vida inclui aprendizagens. É um facto que o ser humano está permanentemente exposto a um conjunto de estímulos que lhe proporcionam a oportunidade de realizar constantes aprendizagens, quer de modo informal (através de todas as situações com que se confronta diariamente) quer formal (como na escola e noutros contextos formativos específicos). No entanto, este processo nem sempre é regular e podem surgir dificuldades que interferem nessa aprendizagem, impedindo mesmo que as aquisições se façam.
Na consulta de Psicologia é possível identificar os fatores que podem estar na origem das dificuldades e, com base nisso, definir um plano de intervenção que possa minimizar o seu impacto e promover o desenvolvimento da criança/adolescente/adulto.